Operação Dentes Saudáveis

Matéria do Dr. Sidney Neves para a Revista Pense Leve

 

 

É na infância que aprendemos a importância de cuidar da higienização da boca. Mas será que realmente fazemos isso do jeito certo?
Tire suas dúvidas aqui.
Por: Daniel Novas

 

 

Podemos dizer que o sorriso é nosso cartão de visita. Afinal, dentes brancos e alinhados são capazes de transformar a o nossa aparência. No entanto, a estética está longe de ser o principal motivo para cuidarmos bem deles. Isso porque negligenciar a saúde bucal pode custar caro a saúde do corpo todo. A escovação regular previne a cárie, o mau hálito e outros problemas que podem surgir na boca e na gengiva, como a doença periodontal, além de complicações em órgãos como o coração – já que as bactérias presentes na boca podem cair na corrente sanguínea e afetar o funcionamento do músculo cardíaco. E apesar de sermos ensinados desde a infância sobre a importância de escovar os dentes e como realizar essa higienização, nem sempre fazemos da forma correta. “Devemos realizar a higiene bucal após as refeições, utilizando uma escova com as cerdas retas e do tipo macias, para que possa remover a maior quantidade de detritos da superfície dos dentes sem traumatizar a gengiva”, explica Dr. Sidney Neves, dentista e cirurgião bucomaxilofacial, de São Paulo (SP).

 

 

 

Bê-a-bá da higienização

Dito isso, talvez você esteja se perguntando quantas vezes por dia é necessário escovar os dentes para garantir a saúde da boca. Os dentistas são categóricos” não existe número preciso, mas o mais indicado é realizar a higiene bucal no mínimo três vezes ao dia, após cada refeição – café da manhã, almoço e jantar. “É importante ter o cuidado de esperar por volta de 30 minutos após a refeição para escovar os dentes, pois o meio bucal estará menos ácido e as estruturas dos dentes mais resistentes.

 

 

 

O jeito certo de escovar

Para deixar a saúde bucal perfeita, além de seguir as dicas dos profissionais, também é preciso saber o modo correto de escovar os dentes. Para isso, posicione a escova em 45 graus, fazendo movimentos bem curtos de vaivém com pouca pressão, por segmentos de três em três dentes. Comece pelas partes externas (superior direita, superior esquerda, inferior esquerda, inferior direita) e passe para a região interna. Depois, escove a área que usamos para mastigar com a escova reta, também em movimentos de vaivém. Para a região interna dos dentes anteriores inferiores, incline a escova na vertical e faça movimentos de cima para baixo. E não podemos nos esquecer de escovar a língua, com movimentos do fundo para a frente – isto ajuda a eliminar as bactérias que provocam o mau hálito. “Lembre-se de massagear no sentido da gengiva para o dente, e nunca no sentido inverso, a fim de prevenir pequenas retrações gengivais devido ao traumatismo constante durante a escovação”, aconselha Neves.

 

Fonte: Revista Pense Leve

 

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Instagram