Tártaro – Como mantê-lo longe?

Escovar os dentes após as refeições e usar o fio dental diariamente ajuda a manter o tártaro longe!

Como surge o Tártaro?
O tártaro, também conhecido como cálculo dental, surge com o acúmulo de placa bacteriana.
A placa bacteriana é o resultado dos restos de alimentos e bactérias que se acumulam nos dentes e gengivas, devido a uma higiene bucal incorreta ou mesmo a falta dela. Quando não eliminada através de uma escovação eficiente com uso de fio dental, acaba aderindo às superfícies duras da boca como é o caso do esmalte e com a ajuda da ação da saliva acaba mineralizando, endurecendo e dando origem ao tártaro.
Portanto, o tártaro é um verdadeiro depósito de bactérias calcificadas!

Como eliminar o Tártaro?
Caso a placa bacteriana ainda não esteja calcificada, uma boa higiene bucal feita diariamente pode resolver o problema. Mas, se o tártaro já estiver instalado, é necessário ajuda profissional de um Cirurgião Dentista para realizar uma profilaxia e a remoção adequada do tártaro, com o auxilio de instrumental e equipamentos especiais, e utilizando de técnicas específicas.

Quais as complicações do Tártaro?
Além de deixar os dentes amarelados e favorecer o mau hálito, o acúmulo de tártaro pode resultar em gengivite com sangramento gengival, e se não for tratada tende a evoluir para a periodontite podendo comprometer a estrutura óssea, que em estágios mais avançados causam mobilidade nos dentes podendo levar a perda dental.

Como evitar o Tártaro?
ESCOVA DENTAL + FIO DENTAL + ENXAGUANTE BUCAL
Para manter sua boca sempre saudável e longe do tártaro e suas complicações, faça uma higiene bucal adequada diariamente. É importante escovar os dentes após cada refeição, usando o fio dental e finalizando com um enxaguante bucal de sua preferência, pois eles possuem substâncias que ajudam a diminuir a quantidade de bactérias presentes na boca.
O uso do fio dental é de extrema importância, pois ele chega em locais que a escova dental não alcança. Uma higiene bucal sem o uso de fio dental fica 50% comprometida.
Invista num kit com esse trio e tenha sempre ao seu alcance. Seu sorriso e sua saúde bucal agradecem!

Esses cuidados diários ajudam a manter um sorriso mais limpo e longe das doenças bucais, mas não se esqueça de fazer uma limpeza mais profunda (profilaxia bucal) realizada no consultório do dentista pelo menos uma vez ao ano permitindo assim, a retirada do tártaro e da placa bacteriana de uma forma mais eficaz, auxiliando na manutenção dos dentes e uma boca mais saudável.