Mau Hálito

6 Maneiras de melhorar o Mau Hálito

Sabemos que o Mau Hálito, (halitose) tem muitas causas prováveis, (cavidades dentárias que acumulam resíduos alimentares, má alimentação, problemas gástricos, uso de determinados medicamentos que prejudicam a produção de saliva, boca seca,  má alimentação, etc), mas, a falta de uma higiene bucal adequada ainda é a principal causa.

Separamos algumas dicas importantes para ajudar a combater esse problema:

1) Faça uma boa higiene bucal pelo menos 3 vezes ao dia.
Escove os dentes ao menos 3 vezes ao dia ou após as refeições, e passe o fio dental a cada escovação.
Essa atitude ajuda a remover a comida e as bactérias presas entre os dentes e a linha da gengiva.
Não se esqueça, sua boca é repleta de bactérias e a higiene bucal adequada ajuda a eliminar as bactérias que causam mau hálito.

2) Escove sua língua
As pessoas não tem o hábito de escovar a língua.
A lingua é repleta de de bactérias, restos de comida e células mortas. Quando não são retirados, contribuem muito para o mau hálito.

3) Se hidrate
Manter-se hidratado ajuda a eliminar até 60% das causas do mau hálito.
A saliva é uma das principais armas contra o mau hálito e, como 90% da saliva é composta por água, a hidratação é uma potente arma contra o mau hálito.
A falta de hidratação leva a uma boca seca, o que significa que você não está produzindo saliva suficiente para impedir o crescimento de bactérias em sua boca.
A ingestão de água ao longe do dia, ajuda a manter um bom fluxo salivar, umedecendo as mucosas, equilibrando o ph da boca, afastando as bactérias e reidratando todo organismo.

4) Use Enxaguante bucal
Os enxanguantes bucais costumam ter muitos benefícios que ajudam ainda mais a eliminar os germes causadores da placa bacteriana, mantendo dentes e gengivas saudáveis e contribuem muito para manter o hálito fresco por mais tempo.

5) Nunca vá para cama sem escovar os dentes
A escovação noturna é que exige mais atenção e cuidado.
Como vimos, uma boa higiene bucal é fundamental para afastarmos as bactérias que temos na boca. Se vamos dormir sem escovar os dentes, os restos de alimentos presentes na boca vão ajudar a proliferação das bactérias. Além disso, quando dormimos, durante a noite,  a saliva que é um ótimo protetor da saúde bucal, pois além de compostos antimicrobianos ela ajuda a equilibrar o ph da boca, diminui muito sua produção, proporcionando um ambiente perfeito para as bactérias, que fazem a festa, formando a placa bacteriana favorecendo o aparecimento de vários problemas bucais, além de contribuir muito para o mau hálito.

6) Visite o seu dentista regularmente (ao menos 2 vezes por ano)
Uma boa higiene bucal feita diariamente ajuda a manter um sorriso mais limpo e longe das doenças bucais, mas não se esqueça de fazer uma limpeza mais profunda (profilaxia bucal) realizada no consultório do dentista pelo menos uma vez ao ano permitindo assim, a retirada do tártaro e da placa bacteriana de uma forma mais eficaz, auxiliando na manutenção dos dentes e uma boca mais saudável.

O Cirurgião dentista é o profissional habilitado para realizar uma avaliação bucal completa!