Cancer-de-Boca

Dia nacional do combate ao câncer

O principal objetivo desta data é alertar a população sobre as formas de prevenção e de tratamento da doença.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde – OMS, aproximadamente 30% das mortes provocadas pelo câncer poderiam ter sido evitadas, caso o paciente tivesse feito o diagnóstico prematuramente, ou com ações preventivas para garantir hábitos mais saudáveis.

A boca também é alvo dessa doença, e a melhor forma de diminuir sua incidência é controlar os fatores de risco que favorecem seu desenvolvimento e o diagnóstico precoce, por isso, realizar exames periódicos e estar atento aos sintomas, podem ajudar a detectar precocemente a doença. Quanto mais rápido for descoberto, maiores serão as chances de cura.

A prática de hábitos saudáveis, alimentação adequada, prática regular de exercícios físicos, aliada ao autoexame bucal e visitas regulares ao dentista (ao menos uma vez ao ano), é a melhor forma de prevenção.

Como parte de sua rotina diária de higiene bucal, faça o autoexame (o que pode ser feito diante de um espelho), preste atenção nas alterações dos tecidos moles da boca, especialmente feridas que não cicatrizam no prazo de duas semanas, nódulos ou caroços, dor persistente na boca, manchas brancas , vermelhas ou rochas dentro da boca, dificuldade em mastigar, dificuldade em engolir ou mexer a língua, inchaço ou dor no maxilar, sangramento na boca ou rouquidão.

Mas atenção, o autoexame não é recomendado como método preventivo, apenas como um aliado. A avaliação deve ser feita sempre por um profissional da área da saúde, para evitar o risco de se mascarar lesões e retardar o diagnóstico do tumor.

Faça o autoexame e visite seu dentista regularmente para avaliação de sua saúde bucal, pois isso pode salvar a sua vida!