Câncer Bucal

O câncer bucal ocorre principalmente na língua, mas também podem aparecer nos lábios, gengivas, interior da bochecha, assoalho da boca, palato, faringe e amígdalas. Particularmente afeta homens acima de 40 anos, mas os casos entre as mulheres tem triplicado pelo aumento do hábito de fumar, o principal fator de risco, que aumenta seis vezes as chances de adoecer (e até 20 vezes se for combinado com bebidas alcoólicas).

Se detectados no início oferecem melhores chances de tratamento bem-sucedido.
O câncer de lábio é mais frequente em pessoas brancas, e registra maior ocorrência no lábio inferior em relação ao superior.
Os principais fatores de risco são idade (superior a 40 anos), o fumo, a ingestão de bebidas alcoólicas, má higiene bucal, uso de próteses dentárias mal ajustadas, contaminações pelo vírus HPV, alimentação pobre em vitaminas e minerais, principalmente em vitamina C e exposição excessiva ao sol também aumenta o risco de desenvolvimento da doença.

Se for diagnosticada precocemente, as chances de cura são altas em 90% dos casos, mas o diagnóstico tardio é frequente, pois muitas de suas manifestações são geralmente consideradas leves e não associadas ao câncer. Outros fatores, como manchas brancas ou vermelhas em qualquer área da boca, frequentemente não são percebidos e, por vezes, podem ser assintomáticos.
Quando o câncer bucal é diagnosticado e confirmado por biopsia, o tumor é removido e a radiação é aplicada, por vezes combinada com a quimioterapia.

A melhor forma de diminuir a incidência dessa doença é controlar os fatores de risco que favorecem seu desenvolvimento e o diagnóstico precoce.

Visite seu dentista regularmente para avaliação de sua saúde bucal, pois isso pode salvar a sua vida.